Menu Simple

sexta-feira, 29 de março de 2024

RESENHA | Gatos, fios-dentais e amassos: confissões de Georgia Nicolson (Coleção Rosa-choque) [2005]

Imagem verde com as bordas arredondadas e o título do livro no centro em preto "Gatos, fios-dentais e amassos: confissões de Georgia Nicolson"

Tudo bem, vocês venceram! Já que insistem, vou deixar que leiam o meu diário mais do que super, hiper, ultra-secreto. Nele, vocês vão saber algumas coisinhas sobre mim, Georgia Nicolson, catorze anos, inglesa, muito descolada e futura loira, no dia em que a minha mãe deixar eu pintar o cabelo...
  Aqui, você vai saber de absolutamente TUDO que rola na minha vida: vai conhecer o meu pai, a minha mãe e a minha irmãzinha Libby (tudo bem, você não está ganhando grande coisa com isso...), mas também vai ficar íntima do Angus, o meu gato selvagem escocês, de Jas, minha melhor amiga (que é muito legal, quando está de boca fechada) e do Robbie... o cara mais maravilhoso do universo (mas, podem cair fora, eu vi primeiro!!!).
   Enfim, seja bem-vindo à minha vida!

  • Título: Gatos, fios-dentais e amassos: confissões de Georgia Nicolson (Angus, thongs and full-frontal snogging: confessions of Georgia Nicolson)
  • Série: Confissões de Georgia Nicolson (Confessions of Georgia Nicolson)
  • Coleção: Rosa-choque
  • Volume: 1
  • Idioma: Português brasileiro (pt-BR)
  • Autoria: Louise Rennison
  • Tradução: Roberto Grey
  • Capa: Gabinete de Artes
  • Categoria(s): 2005, coming of age, década de 2000, jovem adulto, literatura feminina, literatura ocidental, literatura europeia, literatura inglesa, novela, século XXI
  • Gênero(s): Comédia, chick-lit, teen lit
  • Subgênero(s): Crack humour, romance romântico
  • Tema(s): Amizade, família, lesbianidade, primeiras vezes, romance adolescente
  • Edição: Desconhecida
  • Lançamento: 2005
  • Páginas: 196
  • Formato: Paperback
  • Editora: Rocco Jovens Leitores
  • Link: Goodreads, Skoob
  • Experiência: ⭐⭐⭐⭐⭐💚

Gatos, fios-dentais e amassos, de Louise Rennison, é um chick-lit teen epistolar de comédia sobre a vida de Georgia Nicolson, adolescente inglesa de 14 anos.

Vinheta com o lado esquerdo azul, lado direito verde e o símbolo genderqueer em preto no centro

  No último dia da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, eu passei por lá durante a tarde e comprei três livros na estande da sebo Beco dos Livros, sendo o diário da Gegê um deles, que acabou por ser a primeira leitura do ano. E que leitura! Não lembro de rir tanto com uma obra literária desde Gossip Girl. 

De 23 de agosto de (suponho) 1998 à 17 de julho de (suponho) 1999, acompanhamos sua vida através de suas confissões em seu diário. Meses representam arcos, dias capítulos, e os horários parágrafos contendo microcontos, às vezes flash fictions, por vezes vinhetas e até media in res.
Os dramas (extremamente!) exagerados, pensamentos politicamente incorretos (porém humanos!), sentimentos contraditórios em uma intensidade alarmante (olá, hormônios!), e atitudes e falas que fariam a adolescente de 14 anos ser perseguida por adultos até parar na cyberfogueira da sociedade hiper-extra-ultra-mega-sensível na qual nos encontramos hoje, me catapultaram para uma perspectiva em que o mundo não precisa ser levado tão a sério o tempo todo e me deram uma certa saudade da ignorância e leviandade de minha adolescência. 
Louise conseguiu majestosamente desenvolver uma narrativa epistolar que nos faz sentir próximos e totalmente imersos na vida de sua heroína. Em diversos momentos (alguns em público, diga-se de passagem) me peguei gargalhando das confissões da Gegê, como se estivesse pessoalmente ouvindo relatos de micos e situações embaraçosas de uma amiga próxima, e até correlacionando alguns com minhas próprias (des)venturas da adolescência.

A escrita envolvente, senso de humor hilariante e desenvolvimento cativante de Rennison me lembraram como o hábito de leitura pode ser divertido e prazeroso, e após escolhas de leitura duvidosas nos últimos dois anos, eu realmente estava precisando ser lembrado disso.

Obrigado Louise, que os Deuses a tenham (RIP 11 out. 1951 — 29 fev. 2016) 

Capa do livro "Gatos, fios-dentais e amassos: confissões de Georgia Nicolson" mostrando uma ilustração de Georgia de perfil, do ombro até o joelho, usando uma camisa branca, saia rosa e carregando uma mochila estilo carteiro amarela, uma imagem de gato no canto inferior direito, e do lado esquerdo perto de seu ombro tem uma marca de lábios com batom rosa, o título do livro impresso em cima da ilustração com a cor da fonte variando entre azul claro, rosa e azul escuro
                                Imagem: Gabinete de Artes/Rocco Jovens Leitores/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

— Críticas e sugestões são bem vindas ^-^
— Dúvidas? Utilize o formulário na sidebar
— Obrigado!
:)